Prof. Juarez Rizieri, economista da USP*
“Depois de tanta informação sobre a crise, aparentemente ela não está se apresentando no Brasil como se esperava. Com isso, o consumidor se manifesta abrindo espaço de compra no mercado interno. Ele mudou um pouco seus hábitos. Está mais cauteloso. Gasta mais dinheiro dentro da casa. Mas continua a consumir. Como ele está mais bem informado, hoje pensa mais antes de comprar, dada a preocupação com o emprego e a renda, e faz um ato de compra mais seguro, mais atento. Ao mesmo tempo, o governo vem tomando medidas para fortalecer o consumo, baixando juros, desonerando produtos, o que gera um efeito positivo. O quadro é muito favorável ao consumo.”
* Integra o Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP e é pesquisador da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas)
“Depois de tanta informação sobre a crise, aparentemente ela não está se apresentando no Brasil como se esperava. Com isso, o consumidor se manifesta abrindo espaço de compra no mercado interno. Ele mudou um pouco seus hábitos. Está mais cauteloso. Gasta mais dinheiro dentro da casa. Mas continua a consumir. Como ele está mais bem informado, hoje pensa mais antes de comprar, dada a preocupação com o emprego e a renda, e faz um ato de compra mais seguro, mais atento. Ao mesmo tempo, o governo vem tomando medidas para fortalecer o consumo, baixando juros, desonerando produtos, o que gera um efeito positivo. O quadro é muito favorável ao consumo.”
* Integra o Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP e é pesquisador da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário